Consultoria

A Importância do Capital Humano nas Organizações.

Quantifique e qualifique o capital humano da sua organização, adequando-o aos objetivos do negócio e ao potencial de desenvolvimento e evolução dos ativos e talentos, tendo em conta o crescimento, expansão ou redimensionamento da empresa.

A nossa atuação não se limita a uma intervenção ocasional. Fazemos o acompanhamento e monitorizamos periodicamente a sua organização e garantimos a manutenção do sistema de gestão. Para além disso, asseguramos a adequação aos mercados onde opera ao mesmo tempo que criamos soluções e fornecemos dados quantitativos e qualitativos para suporte às decisões estratégicas e de gestão.

Estamos ao seu lado nos momentos cruciais do desenvolvimento da sua organização.

  • Na reestruturação de processos e procedimentos;
  • Na avaliação de quadros;
  • Na gestão/planeamento de carreiras;
  • Na preparação para a sucessão;
  • Em qualquer outra necessidade que envolva pessoas, porque elas são a "pedra basilar" das Organizações.

Atuamos numa lógica de Consultoria 360º, nas seguintes vertentes:

Outplacement

Numa economia cada vez mais competitiva, é vital as empresas ganharem flexibilidade, através de processos de reestruturação, fusão e downsizing, para ajustamento do negócio às flutuações de mercado. Nesta inevitabilidade, o Outplacement surge como uma solução win-win.

Os benefícios são sentidos quer pelas Empresas, que reforçam a imagem interna e institucional, quer pelos Profissionais desvinculados, que dinamizam a empregabilidade, gestão de carreira e colocação no mercado de trabalho.

Os nossos Serviços de Ouplacement apoiam as Empresas a realizar com sucesso este tipo de programas. A colaboração pode ocorrer em diferentes etapas do processo:

  • Planeamento da ação e preparação da comunicação à Organização e envolvidos
  • Formação dos Comunicadores
  • Apoio profissional e psicológico no momento da desvinculação
  • Desenho e implementação dos programas de outplacement dirigidos aos ex-Colaboradores

O apoio disponibilizado nos programas é desenvolvido num contexto individual, grupal ou misto e possui uma duração variável, de acordo com os perfis dos Participantes e o seu ajustamento ao mercado. As temáticas abordadas são dirigidas para resultados e incluem: autodiagnóstico e projeto profissional, marketing pessoal, pesquisa de mercado e entrevista de emprego.

O que nos diferencia:

  • Reporte Frequente à Empresa para acompanhamento próximo dos projetos
  • Boas práticas metodológicas que conjugam o aconselhamento, mentoring e coaching
  • Consultores qualificados que detém o know-how de uma certificação internacional em coaching e vasta experiência do mercado de trabalho e área de recrutamento e seleção
  • Posicionamento de destaque do Grupo EGOR no mercado de Recrutamento e Seleção, Trabalho Temporário e Outsourcing
  • Parcerias internacionais e representação em Portugal de Empresas reconhecidas em Career Transition / Ouplacement.
Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos

O SRH-EGOR é um modelo integrado de Gestão que habilita a Empresa com um conjunto de sistemas de recursos humanos alinhados com a visão do negócio e o processo de decisão do Top Management e Equipa de Gestão.

Os projetos são participativos e desenhados à medida da Organização, podendo integrar:

  • Plano de Comunicação, para informação do objetivo e benefícios do projeto, fases, intervenientes, responsabilidades e resultados a alcançar
  • Definição da Política de Gestão, tendo por base a missão, cultura e valores da Empresa, bem como os objetivos, estratégia e fatores críticos de sucesso do negócio
  • Criação de ferramentas de Gestão de Recursos Humanos, incluindo:
    • Modelo de Competências, Análise e Descrição de Funções, Indicadores de Desempenho, Gestão e Avaliação de Desempenho, Avaliação de funções, Modelo de Carreiras e Sistema de Remunerações
  • Desenho do Sistema de Informação, com indicadores sobre funções e resultados de gestão como, evolução das funções, desempenhos, necessidades de formação e potencial de desenvolvimento dos Colaboradores
  • Formação dos Gestores na operacionalização dos Sistemas criados, bem como de Especialistas de Recursos Humanos para transferência de know-how, correta gestão de toda a informação produzida e manutenção e desenvolvimento dos processos

Para apoiar a implementação, o SRH-EGOR possui uma plataforma informática onde as informações recolhidas durante os projetos podem ser introduzidas, processadas e pesquisadas. Os processos de trabalho que envolvem mais que um interveniente são realizados online, em ambiente web.

A implementação pode ser assegurada pelos nossos Consultores de modo permanente ou parcial, em função das necessidades do Cliente.

View the embedded image gallery online at:
http://egor.pt/pt/negocios/consultoria.html#sigFreeIdead2ce13fb
Estudos de Clima e Cultura Organizacional

Os nossos Estudos de Clima Organizacional avaliam as perceções, atitudes, opiniões e sentimentos dos colaboradores acerca dos diferentes aspetos da organização e do seu ambiente de trabalho.

A informação recolhida no âmbito dos Estudos de Clima Organizacional permite a obtenção de dados para uma gestão com impacto direto nos resultados e promove o desenvolvimento de relações mais positivas entre os colaboradores.

Pelo conhecimento da opinião dos colaboradores, a organização pode aumentar a produtividade e a motivação das pessoas, reduzir a rotatividade e promover melhores desempenhos. Quando os colaboradores sentem que a gestão de topo valoriza a sua opinião, tendem a sentir-se mais envolvidos com a empresa e com o seu trabalho.

Os nossos Estudos de Cultura Organizacional permitem igualmente identificar as dimensões mais marcantes de uma determinada organização e atuar naquelas onde houver maior necessidade, bem como avaliar o envolvimento dos colaboradores, face à cultura e valores da empresa.

Com este tipo de estudos, conseguimos determinar os desvios entre a cultura desejada pelo Top Management, a cultura real da organização e o grau de coerência entre as diversas dimensões.

A tecnologia que utilizamos na aplicação dos questionários é baseada numa plataforma on-line à qual os participantes acedem e respondem anonimamente.

Certificação Profissional e Curricular

Nos processos de recrutamento, verifica-se com alguma frequência a existência do chamado “curriculum camaleão”. Situações como o aumento de permanência em determinadas funções, a inflação da designação da função desempenhada e outras inverdades relacionadas com dados pessoais, qualificações e realizações profissionais surgem com alguma frequência.

A tentação de compor os antecedentes curriculares de modo a ajustar-se às exigências de uma determinada função leva a que alguns candidatos modifiquem ou alterem ligeiramente os dados da sua candidatura.

Com base numa experiência de muitos anos no setor, a EGOR desenvolveu um processo interno de verificação de cv’s de candidatos que veio a tornar-se um serviço que colocamos à disposição das empresas e que, conduzindo os seus próprios processos de seleção, pretendem ter apoio de uma entidade independente que garanta a fiabilidade dos dados curriculares dos seus candidatos.

Survey de Remunerações e Benefícios

Que remunerações está disposto a pagar para atrair e manter os Profissionais que necessita, bem como os incentivar a comprometerem-se com os objetivos da empresa? O lugar atribuído às remunerações no conjunto das estratégias empresariais deixa claro a importância que estas assumem na alavancagem e sustentabilidade dos negócios.

Para muitas empresas, o Benchmark Retributivo é já uma prática habitual. Conhecer as práticas salariais de mercado e tendências remuneratórias é uma informação valiosa, quer para não deixar partir um Profissional talentoso que está a remunerar abaixo de mercado, quer para não agravar custos fixos com remunerações excessivamente elevadas.

Os nossos Serviços de Benchmarking apoiam as Organizações a desenvolver Surveys de Remunerações e Benefícios, tendo por referência um conjunto de Empresas específicas ou o mercado em geral, que permitem avaliar qual a competitividade das políticas e programas que praticam.

Na recolha de dados adotamos as boas práticas de gestão, pelo que as funções comparadas têm por base a semelhança e equivalência das responsabilidades e conteúdos funcionais e não a designação das funções.

No domínio das remunerações facultamos também informação salarial aos Profissionais que pretendem avaliar o grau de equidade do salário que auferem. No nosso site está disponível o SURVEY SALARIAL EGOR, uma aplicação a que qualquer pessoa pode aceder para comparar a remuneração auferida com a média praticada no mercado, tendo por base funções equiparáveis.

As informações salariais indicadas pelos Profissionais no SURVEY SALARIAL EGOR são tratadas de forma sistematizada e integradas num Painel Remuneratório que pode ser adquirido pelas Empresas que o solicitem.

Survey Salarial Egor (edição 2018)
 

A edição de 2018 do Survey Salarial EGOR já está disponível

O Benchmarking de Remunerações tornou-se uma ferramenta extremamente valiosa no mundo empresarial de hoje, uma vez que o orçamento para aumentos salariais é sempre reduzido e há necessidade de continuar a atrair e reter talentos. Identificar as funções e Colaboradores chave para o negócio e conhecer o modo como o mercado os remunera são condições imprescindíveis para gerir estrategicamente as remunerações.

Na 7ª edição do SURVEY SALARIAL EGOR pode consultar os valores referenciais do mercado salarial, bem como comparar os que pratica e concluir os ajustes que necessita de efetuar para se posicionar de modo competitivo.

O estudo evidencia uma evolução salarial positiva para todos os grupos funcionais e níveis de responsabilidade, embora este incremento seja modesto e não assuma expressão muito significativa. Esta subida reforça a tendência que já se iniciou nos dois últimos anos e que reflete o comportamento da economia.

As informações salariais que estão na base do estudo foram fornecidas por mais de 2500 profissionais que, sem se identificar, quiseram conhecer a competitividade dos salários que auferem através da nossa base de dados. Previsivelmente o anonimato reforça a veracidade e confiabilidade da informação fornecida.

Caso pretenda analisar mais profundamente a estrutura de remunerações da sua Empresa, a EGOR pode apoiá-lo na análise da Equidade Interna da mesma. O que está a acontecer no mercado é mais fácil e eficazmente extrapolado para o seu contexto organizacional se as funções estiverem posicionadas em bandas salariais, que se encontrem alinhadas com o valor que geram para os resultados do negócio.

A análise e avaliação do posicionamento da remuneração, quer vise a competitividade quer equidade, é efetuada através de uma avaliação e pontuação das responsabilidades afetas à Função, tendo por base a nossa metodologia “Sistemas de Recursos Humanos (SRH)”

Para adquirir o SURVEY SALARIAL EGOR 2018, preencha informação abaixo: 

 

Pedido de Informações
Empresa (*)
Pf. preencha o nome da sua Empresa
Nif (*)
Pf. preencha o Nif da Empresa
Dimensão (*)
Preencha por favor a dimensão da empresa
Nº Colaboradores (*)
Introduza o número de colaboradores
Localização (*)
por favor introduza a sua localização
Motivo de pedido de Survey (*)
por favor indique o motivo do pedido do survey
Nome (*)
Pf. preencha o seu Nome
Telefone (*)
Pf. preencha o seu número de Telefone
E-mail (*)
O endereço de E-mail não é válido
Código (*) Código   Novo
O código inserido não é válido
Interim Management
 

O que é o Interim Management?

É um serviço em que executivos ou gestores com experiência alargada assumem, por um período de tempo limitado, a gestão de uma ou mais áreas de negócio de uma organização com o objetivo de implementar um conjunto de tarefas, serviços ou políticas definidas pela gestão de topo. Trata-se de uma solução rápida e flexível, adequada quando se pretendem alcançar resultados objetivos e eficazes.

Os Interim Managers são quadros especializados com experiência na resolução de problemas, na definição de estratégias e objetivos. Estes profissionais podem integrar uma organização durante um período de tempo limitado e têm como missão atuar como gestores/consultores de modo a implementar os objetivos acordados com o management da organização.

Os Serviços de Interim Management justificam-se para:

  • Colmatar necessidades de gestão em determinadas áreas ou serviços;
  • Substituir por um período de tempo definido um determinado gestor;
  • Gerir períodos de transição ou de planeamento da sucessão;
  • Apoiar as organizações em períodos de mudança, nomeadamente fusões, integração ou aquisição de processos, reestruturações/organizações, lançamento de novos produtos/negócios, etc.

Como atuamos na EGOR:

Na EGOR, trabalhamos em parceria com os nossos clientes, colocando ao seu dispor gestores/consultores especializados, com experiência comprovada em diversas áreas da gestão.
Numa perspetiva de projeto, estes profissionais têm como missão desenvolver todo o tipo de esforços para alcançar os objetivos estratégicos traçados pelos clientes, num limite temporal previamente definido, acompanhados a par e passo por uma monitorização constante entre os objetivos definidos e os resultados alcançados.

area rosa coelho

Rosa Coelho

Gestora de Projetos

MBA Executive em Gestão de Recursos Humanos, Associate Certified Coach da ICF - International Coach Federation e certificação em Coaching Executivo e Coaching de Equipas. É responsável por projetos de desenvolvimento organizacional e de pessoas, no grupo Egor, desde 1998.

Contacto

Edificio Europa

Av. José Malhoa, 16 F - 4º Piso

1070-159 Lisboa

Tel.: 213 895 306

Fax: 213 896 301

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Pedido de Informações

Empresa

Pf. preencha o nome da sua Empresa

Nome (*)

Pf. preencha o seu Nome

Telefone

Pf. preencha o seu número de Telefone

E-mail (*)

O endereço de E-mail não é válido

Mensagem (*)

Pf. preencha a Mensagem

Código (*)

Código   Novo O código inserido não é válido