Sobre Nós

A história de um percurso

Em finais de 1985, a expetativa da adesão à União Europeia era uma realidade muito viva na economia e na sociedade portuguesa. Depois de uma década turbulenta, Portugal vivia uma época de tranquilo crescimento económico e paz social. No setor do emprego, o Expresso era o grande barómetro do mercado de trabalho.

As empresas consultoras de recursos humanos atuavam sobretudo nas áreas do recrutamento, seleção e formação. As consultoras internacionais tinham, no setor, uma presença discreta e os projetos importantes centravam-se sobretudo nos processos de reestruturação das grandes empresas públicas. Na maioria dos casos as metodologias das empresas de consultoria eram bastante semelhantes e refletiam a mediania da generalidade dos atores económicos.

A constituição, em Maio de 1986, da EGOR Portugal, com a participação maioritária de um grupo líder europeu no setor do recrutamento e seleção de quadros, teve como matriz a antecipação dos investimentos que a abertura à Europa iria dinamizar no mercado de emprego e, sobretudo, introduzir num setor maioritariamente conservador novos métodos de trabalho e de organização.

A participação da EGOR Internacional permitiu à recém constituída EGOR Portugal a integração num grupo com empresas associadas em toda a Europa e no Brasil que rapidamente começaram a canalizar para a nova empresa oportunidades de negócio e originaram a criação, nos anos seguintes, de muitas centenas de postos de trabalho qualificados

O acentuado crescimento da EGOR Portugal beneficiou, não apenas das sinergias internacionais com as congéneres europeias, mas também da aceitação com que as empresas nacionais aderiram a novos métodos de trabalho e à especialização por setores de atividade de que a empresa foi pioneira nas áreas das Tecnologias, Produção, Marketing, Gestão e Finanças e Comercial

Nos anos 90, a EGOR Portugal tinha, não apenas consolidado uma posição de liderança no recrutamento e seleção, mas também lançado um processo de diversificação com a constituição de novas empresas nas áreas da Formação, Consultoria de Recursos Humanos e Trabalho Temporário tornando-se, no seio do Grupo EGOR Internacional uma das empresas com maiores índices de crescimento e diversificação.

No início dos anos 90 a EGOR lançou em Portugal uma atividade de formação de gestores que, durante dez anos, conquistou a participação de milhares de quadros de empresa e estudantes universitários. O Challengers Trophy, um evento de desporto- aventura, lançou e divulgou em Portugal as bases da aprendizagem baseada na experiência no âmbito do team building, liderança e trabalho em equipa.

Em 1992, na sequência de um processo de ruptura financeira da EGOR Internacional, a EGOR Portugal concretizou uma operação de Management Buy Out que lhe permitiu tornar-se uma empresa com capitais exclusivamente portugueses e prosseguir o processo de crescimento e diversificação que a tornaram uma das principais empresas nacionais no setor dos Recursos Humanos numa perspetiva de 360º que abrange a totalidade dos serviços especializados do setor.

O sucesso do Grupo EGOR deve-se, fundamentalmente, à orientação sistemática para dois vetores que consideramos estratégicos: uma inquestionável aposta na qualidade dos serviços e a construção de equipas de trabalho muito qualificadas. O acerto destas orientações levou a que a EGOR se tenha tornado ,a partir de 1996, a empresa pioneira na Certificação da Qualidade pela APCER na área da prestação de serviços de recursos humanos e alargado a mesma certificação à totalidade das empresas associadas com base nas normas internacionais ISO 9000, bem como somar, ao longo dos anos, inúmeros reconhecimentos institucionais que atestam a nossa orientação para o serviço aos clientes.

Prestes a completar trinta anos de atividade em 2016, o Grupo EGOR quer continuar a impor-se como um parceiro de confiança e um fator de propulsão do desenvolvimento dos ativos humanos e dos negócios dos nossos Clientes.

 

Amândio da Fonseca, Fundador e CEO do Grupo Egor.

Amândio da Fonseca, Fundador e CEO do Grupo EgorNos primeiros tempos da Egor, em 1986