Porque falha um recrutamento?

Embora as causas possam ser variadas, existem situações de fracasso no recrutamento que podem resultar do facto de os recrutadores, num processo de seleção, se preocuparem, apenas, em confirmar que o candidato possui a qualificação, a experiência e as competências técnicas para desempenhar uma determinada função.

Numa típica entrevista estruturada, muitos profissionais de recrutamento cingem o seu foco seletivo, sobretudo, à forma como o candidato resolveu determinados problemas, as soluções que encontrou e os resultados conseguidos. No entanto, são frequentes as situações em que é esquecido um fator determinante para uma integração bem sucedida numa nova função: o fit cultural.

O fit cultural é a dimensão psicológica que explica as razões por que um trabalhador se sente (ou não) confortável num ambiente de trabalho, quando este está alinhado com as suas próprias crenças, atitudes, necessidades e personalidade. Nesta perspetiva, o primeiro desafio dos profissionais de recrutamento é o de identificar candidatos que, para além dos aspetos técnicos, se insiram, harmoniosamente, em termos de atitudes, crenças, propósito de vida e valores, na cultura da organização onde vão trabalhar. O segundo desafio é o de estarem seguros de que os nossos clientes têm uma cultura que garanta o sucesso do recrutamento.

Nem sempre é fácil descobrir a cultura de uma organização. Embora todas as organizações tenham uma cultura implícita, esta nem sempre é explícita, nomeadamente, em termos de missão, valores ou crenças. Outras vezes, embora o propósito da organização seja explícito, poucas são as pessoas na organização que as conhecem e praticam.

A cultura de uma organização resume as crenças subjetivas, atitudes e comportamentos partilhados que cada empregado transporta consigo para a organização onde trabalha e, muito em especial, pelos fundadores e gestores.

A cultura manifesta-se através das decisões da empresa, dos estilos de liderança, das oportunidades que oferece aos colaboradores e, ainda, da forma como a organização se expressa e se afirma nos mercados onde atua, nos símbolos que utiliza, no tipo de instalações, nas histórias e lendas do seu passado e na forma como as pessoas agem e atuam no dia-a-dia. Daí a importância de, nos contactos com clientes, os consultores serem capazes de fazer uma observação cuidada dos sinais de cultura da organização, através das suas manifestações: instalações, estilos de vestuário, sites, contactos com responsáveis, etc.

Para que um processo de seleção de um candidato se traduza numa relação duradoura e de mútua vantagem, é necessário que os especialistas de recrutamento selecionem candidatos cujos valores, crenças, aparência e comportamentos sejam compatíveis com os que existem na organização. Um processo de seleção com sucesso que fideliza clientes, implica que o recrutador assegure que o novo colaborador se adaptará, facilmente, ao meio ambiente onde trabalha. Quando o fit cultural não é levado em consideração, a probabilidade do empregado vir a procurar, instintivamente, um ambiente de trabalho onde se sinta melhor, é muito elevada.

Amândio da Fonseca

Fundador e Chairman da EGOR

in RH Online

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