Janeiro de 2020

Carlota Lopes | Consultora Recrutamento & Seleção Sul do Grupo EGOR

As empresas estão conscientes que as pessoas - o seu capital humano – são um dos fatores diferenciadores que permitem garantir o sucesso do negócio. A utilização das ferramentas de avaliação certas e ajustadas a cada situação visa garantir a aposta de sucesso nos processos de recrutamento e seleção, na reorganização dos recursos humanos e mesmo na diminuição dos custos de contratação.

A Egor é especialista em Assessment Centers desde a sua génese. A Talent Team da Egor é constituída por psicólogos e consultores séniores com experiência de seleção e desenvolvimento de grupos, em processos de seleção de quadros superiores, processos de restruturação de serviços e empresas.

Recorremos a diferentes técnicas de avaliação psicológica ou situacional, com a finalidade de retratar, de forma objetiva, as competências e potencialidades do candidato ou colaborador – que não seriam possíveis de avaliar numa tradicional entrevista de seleção – para o desempenho da respetiva função. Durante o assessment para além de testar competências específicas e avaliar dimensões comportamentais é possível aferir skills decisivos quer para a integração em novas funções como para a integração na cultura da organização. O papel do consultor consiste em criar um ambiente controlado onde os candidatos podem demonstrar competências e skills e analisar/registar o desempenho, através de entrevistas estruturadas, dinâmicas de grupo, role-plays, atividades e provas, que o habilitem a reunir a informação necessária para realização de relatório a apresentar ao cliente.

A escolha do espaço é realizada de acordo com diversos critérios: necessidades do cliente, o grau de confidencialidade, o grau de urgência ou as condições que os candidatos necessitem para realizar os exercícios ou provas (indoor ou outdoor). Podem decorrer durante ½ dia, 1 dia ou mais. Cada projeto é diferente e as metodologias de avaliação são definidas caso a caso.

A Egor tem, ao longo de algumas dezenas de anos colaborado com numerosas empresas nacionais e multinacionais, nos mais variados setores de atividade, no apoio à Gestão de Carreira dos seus Colaboradores (Quadros Médios, Quadros Superiores e Direção), através de Avaliações de Potencial. Apoiamos empresas em processos de reestruturações ou fusões (trabalhando com equipas internas, como por exemplo chefes de equipa de vários Departamentos numa Unidade Fabril). Nos nossos processos de Recrutamento e Seleção Especializado, avaliamos todos os candidatos apresentados, de modo a apoiar a tomada de decisão do nosso cliente. No âmbito dos projetos que desenvolvemos ao longo de mais de vinte anos destacamos o desenho e a implementação de um conhecido processo de seleção de candidatos à atribuição de um prestigiado prémio de MBA, do qual a Egor é consecutivamente responsável, há mais de uma quinzena de anos no qual são utilizados inovadores processos de assessment.

Os assessments assumem também uma enorme relevância para o profissional, pois permitem-lhe conhecer os pontos fortes e as áreas a serem trabalhadas para melhorar o desempenho profissional, através da entrevista de feedback.

 

Pesquisar por: