Novembro de 2020
Amândio da Fonseca | Chairman e Fundador do Grupo EGOR
Não é fácil definir a época precisa em que o impacto da aplicação das tecnologias na esfera do recrutamento se tornou impossível de ignorar. Sem muitos se darem conta as novas áreas e subáreas nas tecnologias foram surgindo no mundo dos negócios. Os sistemas integrados simplificaram o input de candidaturas, a gravação de dados tornou-se automática, surgiram as assistentes virtuais, os robots experimentais, a capacidade de agregar dados nas grandes data bases, etc. A demonstração de que as novas tecnologias tinham capacidade para desempenhar tarefas muito mais complexas levantou, desde cedo, a questão da sobrevivência do Executive Search e dos seus profissionais num futuro onde a inteligência artificial tivesse a última palavra.
No entanto e ao arrepio do que muitos vaticinaram, tudo indica que – e os estudos prospetivos do Linkedin há muito anteciparam - o Executivo Search continuará a ter um papel decisivo dos próximos anos.
Não é por acaso que um artigo recente da Forbes colocou os consultores de Executive Search na lista de funções que serão, nos próximos anos, tão importantes e difíceis de recrutar como os engenheiros de software ou os especialistas de machine learning. Tudo aponta para que, nos próximos anos, as empresas da era tecnológica estarão em acentuado crescimento, não apenas de perfis técnicos, mas também de equipas de suporte e de gestão. Num mercado de trabalho caracterizado pela exigência de novos hard e soft skills, a demanda de profissionais talentosos em termos de criatividade, pensamento crítico, tomada de decisão e competências relacionais - que os tecnólogos não sabem avaliar - vai tornar o papel dos especialistas de Recursos Humanos mais importantes do que nunca.
Mesmo que a gestão burocrática das pessoas possa continuar a ser feita através da gestão de dados e de métricas analíticas a inteligência emocional será sempre um fator critico para os líderes em situações que requeiram um extra mile de competências comportamentais.