Skip to main content
Home > Artigos > Desafios de um admirável mundo novo

Desafios de um admirável mundo novo

Data: 17 Novembro 2023

“Leadership is the art of transforming ideas and intentions into meaningful business outcomes”

Este desafio adquire, nos dias de hoje, contornos diferentes e mais complexos. É indiscutível o argumento de que existem vertentes quase intemporais, como sejam as características e estilos de liderança, os aspetos ligados as dinâmicas de gestão, em cada caso, de pessoas/grupos e análise das competências

Mas a realidade social e empresarial atual ganharam uma complexidade, interdependência e velocidade de evolução genuinamente diferentes e específicas. As inovações e melhorias que, de forma constante, as tecnologias continuam (e continuarão) a trazer, tenderão a acelerar e a simplificar a complexidade e velocidade de mudança.

Neste contexto, e associada à necessidade absoluta de conjugar, continua e de forma equilibrada, o triângulo Liderança vs Pessoas (competências) vs. Inovação (capacidades), está a gerar vetores que exigem uma atenção especial, e que será necessário adicionar ao modelo global de liderança das empresas vencedoras.

Estas, e o tecido empresarial em geral, terão de ser hoje muito mais “permeáveis”, mais interdependentes, para além da necessidade de serem muito mais ágeis. As barreiras à mobilidade dos recursos humanos diminuíram também de forma drástica, colocando novos e particularmente complexos desafios à gestão das pessoas.

Assim, além da (inevitável) complexidade, diversidade e complementaridade de perfis dos modelos de corporate governance das empresas, algumas questões novas tornam-se críticas nas empresas que decidem implementar uma verdadeira política de transformação e de adequação ao mercado. Estas passam por temas como a decisão de estruturar um processo de reorganização top-down ou criar uma estrutura especializada e dotada  para o efeito com o necessário  “empowerment”,  definir uma estratégia de captação de novos perfis de competências  e ativar os processos de mudança  diretamente através  da criação de unidades especializadas  ou, eventualmente, através de parcerias, tendo em conta a decisão sobre as consequências que como as transformações planeadas podem impactar o modelo de gestão  da empresa.

Subjacente as estas decisões está também a necessidade absoluta da criação de um conjunto de objetivos e métricas para pilotar o processo, realmente alinhadas com os “meaningful business outcomes”, que devem constituir o objetivo permanente de todos os exercícios da gestão.

Paulo Magro da Luz

Últimos artigos

«Sem paixão no que se faz, o trabalho torna-se monótono e cansativo», diz Amândio da Fonseca
Talent Acquisition Solutions
Desafios de um admirável mundo novo
Talent Acquisition Solutions
As competências dos recrutadores num mercado de trabalho hipercompetitivo
Talent Acquisition Solutions
2030 The Future of Work 
Press
Que evolução podemos esperar
Consulting / Talent Acquisition Solutions
Desafios no mercado português
Press