Skip to main content

Liderança Transformacional

Por: Sandra Carvalho - Diretora Executiva Talent Acquisition Norte

Egor: Mai 13, 2024

Liderança Transformacional é um conceito que começou a ser trabalhado desde 1978, pelo historiador e cientista político James MacGregor Burns com o livro “Leadership”. A Liderança Transformacional é inspiracional, promovendo a ação para resultados estratégicos e operacionais, implicando um reshaping de mentalidades, sendo disruptiva com o modelo preexistente, promovendo a transformação no cerne da organização.

A transformação organizacional necessita de uma liderança forte, que inspire confiança na tomada de decisões que poderão ser out of the box num contexto temporal, que aporte pensamentos e ações fora da zona de conforto, o que, poderá não ser sempre consensual ou percetível no caminho, mas será certamente transformadora da realidade estabelecida e com a motivação comportamental para a equipa navegar com o mesmo mote e objetivo.

Este modelo de liderança, vem provocar uma rutura com os modelos existentes, implica líderes carismáticos, empáticos, de grande influência comunicacional de forma a provocar a transformação inside/out de metodologias com implicações no negócio. Não poderá nunca ser isolada e autocrática, sendo impulsionadora de um movimento coletivo de mudança.

Este tipo de liderança é visionário, inovador nos procedimentos e visa alcançar maiores conquistas. Além disso, é crucial destacar que a Liderança Transformacional não se limita apenas à visão e à estratégia, mas também ao desenvolvimento das equipas, promovendo um ambiente de crescimento pessoal e profissional.

Nesse sentido, os líderes transformacionais investem no desenvolvimento das competências individuais e no fortalecimento dos laços interpessoais, criando assim uma cultura organizacional resiliente e adaptável às mudanças do mercado. Ao incentivar a criatividade e a colaboração sinérgica, esses líderes estimulam a inovação e a resolução de problemas de forma eficaz, preparando a organização para enfrentar os desafios do futuro com confiança e determinação.

Existem muitos exemplos de líderes transformacionais carismáticos com implicações no desenvolvimento em diferentes setores de atividade.  Steve Jobs: Co-fundador da Apple, Jobs é um dos exemplos mais citados de líder transformacional. A sua visão inovadora e o foco na excelência do design transformaram a Apple numa das empresas mais influentes do mundo.

De igual forma, Nelson Mandela, transformou uma era, transformou realidades, pensamentos e uniu uma nação ao promover a justiça e a igualdade.

Desde o início dos tempos que existem muitos Líderes Transformacionais, são fundamentais para o crescimento das organizações e são raros. Mas essenciais!

Partilhe este artigo